Orientações para Exame de Qualificação

Para acessar o conteúdo referente à qualificação siga o caminho: alunos-regulares > exame-de-qualificacao
O Google Drive ainda está sendo alimentado com arquivos atualizados. Caso precise de algo que não encontre, por favor, entre em contato por e-mail.
Agradecemos a compreensão!

 

Importante!
  • É de responsabilidade do aluno atentar-se aos prazos do Exame de Qualificação conforme consta no regulamento [link].  
  • A inscrição no exame deve ser realizada no prazo máximo, contado a partir de sua primeira matrícula no curso, de 12 (doze) meses para qualificação em mestrado e de 24 meses para qualificação em doutorado e doutorado direto. A data limite de cada aluno pode ser consultada no Sistema Janus, em Ficha do Aluno.
  • A fim de se organizar, acesse o calendário anual de reuniões da CPG, disponível aqui. Em janeiro e em julho, não há reunião da CPG. Os documentos devem ser entregues com, no mínimo, 7 dias de antecedência da reunião para que sejam aprovados.
  • O estudante de pós-graduação que não realizar o exame de qualificação no período previsto para o seu curso será desligado do Programa, conforme Regimento de Pós-Graduação da USP.
 
Procedimento para inscrição no exame de qualificação:
Aplica-se tanto aos alunos do Regimento 2024 quanto aos alunos do Regimento 2026

ENVIAR, em formato PDF, por e-mail a cpg90@usp.br, os seguintes documentos:

  • Relatório de pesquisa (projeto), o qual deverá informar o estado atual da investigação e conter: o problema bem definido; os objetivos; os procedimentos metodológicos; a proposta de análise de dados e eventuais tratamentos estatísticos a serem utilizados (quando necessário); a bibliografia; e o cronograma de atividades a serem desenvolvidas. Sugere-se que no Exame de Qualificação sejam apresentados os dados preliminares e ou dados do estudo piloto.
  • Formulário de Sugestão da Comissão Examinadora preenchido e assinado pelo orientador (link para baixar abaixo): a comissão examinadora deverá ser constituída pelo orientador (que será seu presidente), dois membros titulares e um suplente, todos com titulação mínima de doutor e cuja formação seja compatível com a área temática e/ou abordagem metodológica do projeto de pesquisa do(a) aluno(a).

Quando algum membro da banca não for docente da USP, será necessário ainda apresentar o formulário de indicação de banca junto ao formulário com os dados do professor externo (vide link ao fim da página).

 

Indicação de banca

 

Para solicitar banca remota

Caberá ao ORIENTADOR encaminhar aos participantes e à secretaria do programa (tão logo seja possível, para divulgação no site) o convite contendo o link do Google Meet e o link do Streaming. A reunião deverá ser criada a partir de evento no Google Agenda.

 

Para cadastro de pessoas externas à USP

É necessário encaminhar os dados dos convidados externos para cadastro: